A Pedra da Estrela tem tanto de místico quanto de misterioso. Embora seja uma das pedras mais directamente relacionadas com a Magia e com a Astrologia, ela não é muito conhecida, talvez por também não ser muito fácil encontrá-la, por ser tão preciosa. O seu tom azul escuro, pontilhado por pequeníssimos brilhantes, lembra o céu de uma noite estrelada.
Sob esta designação conhece-se também a Safira Estrela ou Astéria, que pode existir em vários tons de azul, rosa, laranja, amarelo, verde, lilás, cinzento ou preto. É composta por pequeníssimos pontos de rutilo, cujo brilho de uns e de outros se intersecta produzindo o chamado asterismo, um fenómeno que faz com que pareça reflectir uma estrela de seis pontas, mais facilmente visível quando se coloca a pedra sob a luz solar directa.
Por pertencer à família das Safiras, esta pedra possui uma dureza quase comparável à do diamante. Em tempos antigos, esta pedra era vista como um poderoso talismã, que guiava os viajantes pelos caminhos que seguiam.
O nome “Astéria” deriva do grego rasgue - “estrela”, e significa “brilhante como um astro”, designando as diversas pedras que, pela sua composição, parecem possuir mil estrelas dentro de si. Este termo é também usado na Astronomia, para designar estrelas particularmente brilhantes. A Pedra da Estrela é mais comum no Sri Lanka, sendo considerada uma das pedras mais invulgares.
A Safira é uma pedra considerada sagrada, associada à Lua e ao Elemento Água. O seu nome é derivado do grego e significa “azul”; os Gregos relacionavam-na com o deus Apolo e usavam-na para consultar os Oráculos. Ainda hoje esta pedra é usada para estimular o Terceiro Olho e desenvolver a Consciência Psíquica. Considera-se que está associada ao poder da psique, à magia defensiva, à cura e à meditação, pois crê-se ser capaz de entrar dentro do inconsciente da nossa mente, ao mesmo tempo que o seu tom azul a relaxa e tranquiliza, promovendo a paz de espírito.
A Pedra da Estrela está também associada ao amor, e acredita-se que um talismã com este cristal ajuda a atrair o amor para a vida de quem o traz consigo. A safira é considerada a “guardiã” do amor, que fomenta a fidelidade e o entendimento entre quem se ama.
Outro dos mais importantes usos da Pedra da Estrela relaciona-se com a magia, pois ela é considerada particularmente poderosa quando é usada como protecção contra energias negativas. Desde a Antiguidade que se lhe atribui o poder de repelir tudo o que é mau. No Sri Lanka, onde esta pedra se encontra mais facilmente, crê-se que quem a usar está sob a protecção de Deus e tem a capacidade de compreender os oráculos.
A nível físico esta pedra é particularmente eficaz quando é usada para proteger os olhos, pois a sua frequência energética mantém-nos protegidos das agressões exteriores.
Curiosidade:
Uma das mais famosas Safira Estrela pesa 536 quilates e encontra-se no Museu Americano de História Natural. É conhecida como “Estrela da índia” e é uma das maiores pedras desta espécie de que há registo.
Sem comentários:
Enviar um comentário